LIVRO 2: Usando sua Câmera Digital

CAPITULO 4: Capturando luz e cor PAGINA: 4-3

 


Clique nas bandeiras de Portugal ou Espanha para selecionar o idioma


Equilíbrio de cor

 

 

Embora a luz do sol ou de uma lâmpada nos pareça clara, contem não somente uma mistura de todas as cores, ela contem estas cores em proporções variadas. Luz do sol do meio-dia, por exemplo, é muito mais azul do que a luz de um amanhecer ou de uma lâmpada de tungstênio. Para produzir o que nos parece ser o balanço normal ou exato da cor, a imagem que nós capturamos deve conter as cores da cena original. Estas cores são afetadas pela cor da fonte iluminada.

Uma maneira para descrever a cor de uma fonte clara é por sua temperatura de cor. A escala da temperatura de cor é calibrada em graus Kelvin, assim como num termômetro que calibre temperaturas de calor em graus centígrados. A escala da temperatura da cor varia das temperaturas mais baixas da cor da luz avermelhada às temperaturas mais altas da cor da luz azulada. A luz do dia contem proporcionalmente mais luz do espectro no lado azul. A luz incandescente esta mais para a extremidade vermelha. Isso é porque nós descrevemos a luz do dia como “uma luz mais fresca” e incandescente, como mais “quente.”

 

daylight.jpg (25988 bytes) Luz do dia
peggy.jpg (15110 bytes) Incandescente
fluorescent.jpg (40526 bytes) Fluorescente

 

A luz “branca” contem realmente a luz de cores diferentes e nas proporções diferentes. Embora fontes de iluminação brancas diferentes tenham “cores diferentes” você não vê as débeis diferenças porque seu cérebro as compensa automaticamente.

 

colortemp.gif (8311 bytes) Os sensores de imagem podem ser balanceados para combinar a luz de uma temperatura particular de cor. Isto é feito usando um sistema chamado de balanço do branco que ajusta automaticamente ou manualmente a sensibilidade relativa do sensor às cores diferentes, a fim de combinar o modelo total da cor da luz que está gravando. A luz do dia (ou ao ar livre) parece mais fria, cor mais azulada. O ajuste incandescente (ou de interiores) torna  mais quente, uma cor mais avermelhada, de luzes de estúdio.

 

Você pode inspecionar o balanço da cor olhando uma cena no monitor LCD de sua câmera. Você pode também verificar o balanço da cor de toda a imagem que você estiver fotografando da mesma maneira. Se você examinar as imagens de perto, e observar que as áreas brancas no detalhe têm alguma cor agregadas a elas, você pode ajustar o balanço do branco para fotos subseqüentes. Muitas câmeras digitais oferecem um número de ajustes de balanço de branco, alguns para situações específicas de iluminação.

  • O automático (padrão) trabalha em uma variedade ampla de condições de iluminação.
  • O manual deixa-o ajustar manualmente o balanço do branco, apontando a câmera em uma parte de cor branca da cena, ou a um papel branco.
  • A luz do dia ou ensolarada e o melhor ajuste para fotografar ao ar livre na luz solar brilhante.
  • Incandescente ou tungstênio é o melhor ao fotografar dentro de ambientes, sob luzes incandescentes.
  • Fluorescente é o melhor ao fotografar dentro de ambientes iluminados por luzes fluorescentes.
  • Nublado é o melhor ao fotografar ao ar livre em circunstâncias de tempo nublado.
  • O flash é o melhor ao fotografar com flash.

 

Como fazer: Ajustando o balanço do branco

Olhe em seu manual da câmera e procure a seção de ajuste do balanço do branco ou balanço de cor. Deve haver uma maneira de ajustá-la manualmente para situações incomuns de iluminação.

 

Assistência a nossos Alunos e Usuários
Deseja ser avisado quando estiverem disponíveis as atualizações ou novos livros e artigos? Clique no botão abaixo. Deseja enviar-nos algum comentário, critica ou solicitar informação? Clique no botão abaixo. Participe de nosso FÓRUM sobre Câmeras Digitais e Técnicas de Fotografia e Vídeo. Clique no botão. Se deseja pesquisar nosso sitio por alguma palavra ou termo, clique no botão abaixo.



 Livro 1  |  Livro 2  |  Livro 3  |  Livro 4  |  Livro 5  |  Livro 6  |  Livro 7
Pagina Inicial  |  Mapa do Site  |  Vídeo Digital  |  Técnicas Digitais  |  Informação Extra

©1998~2005 Todos os Direitos Reservados imagem-digital.com