LIVRO 2: Usando sua Câmera Digital

CAPITULO 1: Controles e criatividade da câmera PAGINA: 1-6

 



Usando a Velocidade e a Abertura do obturador em conjunto

 

 

Tanto a velocidade quanto a abertura do obturador afetam a exposição, a quantidade total de luz que alcança o sensor de imagem, e controlam assim a luminosidade ou a escuridão de uma foto. A velocidade do obturador controla o comprimento do tempo onde o sensor da imagem é exposto à luz e a abertura controla a intensidade dessa luz. Você, ou o sistema de auto exposição da câmera, podem emparelhar uma velocidade rápida do obturador (deixado na luz passar por um tempo curto) com uma abertura larga (deixar entrar luz brilhante) ou uma velocidade lenta do obturador (tempo longo) com uma abertura pequena (luz não ofuscante). Do ponto de vista somente da exposição, não faz nenhuma diferença qual das combinações for usada. Mas em outras situações, faz diferença, e é justo esta diferença que lhe dá algumas oportunidades criativas. Você está sempre balanceando a câmera ou o movimento do objeto de encontro à profundidade de campo. Isto é porque uma mudança em uma, causa uma mudança na outra. Vamos ver por que.

Cada ajuste esta a 1 “batente-stop” do seguinte e deixa passar a metade ou duas vezes a luz do ajuste seguinte. Uma velocidade de obturador de 1/60 do segundo deixa passar metade da luz que 1/30 do segundo permite, e duas vezes a luz que 1/125 do segundo. Uma abertura de f/8 deixa passar a metade da luz que a de f/5.6, e duas vezes a luz que a  f/11. Se você fizer a velocidade do obturador 1 batente mais lento (deixando passar 1 stop mais de luz), e a abertura 1 stop menor (deixando passar 1 batente menos de luz), a exposição não muda. Entretanto, você aumenta a profundidade de campo ligeiramente e também a possibilidade de borrar a foto, porque esta usando menor velocidade.

 

Para fotos genéricas,você necessita uma velocidade de obturador mediana (1/60 de segundo ou mais rápida) e uma abertura média (f/5.6 ou menor). Uma velocidade mais lenta do obturador proporcionara uma imagem com um borrão a menos que você suporte a câmera, talvez com um tripé.

  • Para objetos que se movem com velocidade você necessita uma velocidade rápida de obturador (embora o comprimento focal da lente que você está usando, o quão perto esta do objeto, e o sentido em que se está movendo também afeta o movimento).
  • Para a profundidade de campo máxima, com o toda a cena nítida, do que esta próximo ao distante, você necessita uma abertura pequena (embora o comprimento focal da lente e da distância ao objeto afeta também a profundidade de campo).

 

Uma analogia

Uma maneira de pensar sobre velocidades e aberturas do obturador é com as torneiras. Você pode encher (exposição) um recipiente com uma abertura pequena da torneira (abertura) por um período longo (velocidade do obturador), ou uma abertura grande da torneira em um período mais curto. Independente da combinação que você escolha, o recipiente será enchido da mesma quantidade.

 

blueangels.jpg (23605 bytes) Fotografar estes super velozes Blue Angels-Angels Azuis da plataforma de um barco em movimento requer de uma velocidade rápida de obturador para impedir o borrão causado pelo movimento do objeto ou da câmera. A profundidade de campo grande foi também necessária para manter os barcos nítidos do primeiro plano ao fundo.

 

 

Assistência a nossos Alunos e Usuários
Deseja ser avisado quando estiverem disponíveis as atualizações ou novos livros e artigos? Clique no botão abaixo. Deseja enviar-nos algum comentário, critica ou solicitar informação? Clique no botão abaixo. Participe de nosso FÓRUM sobre Câmeras Digitais e Técnicas de Fotografia e Vídeo. Clique no botão. Se deseja pesquisar nosso sitio por alguma palavra ou termo, clique no botão abaixo.



 

 Livro 1  |  Livro 2  |  Livro 3  |  Livro 4  |  Livro 5  |  Livro 6  |  Livro 7
Pagina Inicial  |  Mapa do Site  |  Vídeo Digital  |  Técnicas Digitais  |  Informação Extra

©1998~2005 Todos os Direitos Reservados imagem-digital.com